Literacia mediática para futuras gerações de jornalistas
As “fake news” e a desinformação são obstáculos à prática do jornalismo, já que são fórmulas utilizadas para descredibilizar os profissionais dos “media”.
Assim, a literacia mediática tornou-se importante, não só para o “comum dos mortais” mas, igualmente, para qualquer jovem que tencione ingressar numa carreira nos “media”
Por esse motivo, Barbara Allen, do instituto “Poynter”, elaborou uma lista com dicas para professores de jornalismo, que queiram dar ferramentas aos futuros profissionais do sector.
Allen sugere, por exemplo, que os interessados se inscrevam no curso gratuito da “Poynter”, que, em apenas dez dias, ensina métodos de detecção de “fake news”, através de ferramentas básicas de “fact-checking”.
Aquela responsável considera, também, importante que os jovens aprendam sobre as origens e tendências do jornalismo e que, por isso, os professores devem incentivar a inscrição em eventos e conferências.
Setembro 20
Da mesma forma, Allen recomenda, ainda, que os professores promovam o debate nas suas aulas, sobre tópicos como a análise de fotografias e vídeos, a importância de rever os factos e a responsabilidade de corrigir uma notícia, quando errada.
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
A maioria dos alunos de jornalismo está pessimista quanto ao seu futuro profissional, considerando que será difícil encontrar um primeiro emprego, e que os salários...
Os primeiros meses da pandemia demonstram-se, particularmente, desafiantes para jornalistas e estudantes de comunicação social, que foram confrontados com um sector em crise, e com...
O formato digital tornou-se essencial para garantir a sustentabilidade dos “media” contemporâneos, já que cada vez mais leitores preferem consumir notícias nos seus...