Lista (possível) de boas práticas de jornalismo aplicada aos “media”
Com a aceleração da digitalização dos “media”, a linha que distingue jornalistas de criadores de conteúdos está a tornar-se cada vez mais ténue.
Como tal, o jornalista Boanerges Lopes listou as principais características de um bom jornalista, reunindo-as num texto publicado no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Lopes começa por destacar a importância de os profissionais dos “media” reconhecerem a reportagem como o género jornalístico por excelência.
Como tal, é importante manter o hábito de ir à rua, apenas com um pedaço de papel e um lápis, para construir uma boa história.
Além disso, o autor destaca a importância da leitura -- desde bulas de medicamentos até aos clássicos da literatura -- para a recolha de factos relevantes, que sirvam de ponto de partida para boas histórias e artigos.
Neste âmbito, Lopes considera essencial que todos os profissionais estudem os textos de “Capote, Talese, Mailer, Reed, Walsh, Defoe, Hemingway, Abramo, Biondi, Brum, Couri, Kotscho, Braga, Silveira, Euclides da Cunha”.
Da mesma forma, o autor sublinha a importância de conhecer as bases das ciências sociais e de processar estes dados de forma autónoma e reactiva.Com tudo isto, os jornalistas deverão, posteriormente, ter a capacidade de redigir reportagens criativas, sem imitar o trabalho de outros profissionais.
Fevereiro 21
O autor destaca, por outro lado, a importância de saber formular perguntas pertinentes, que desafiem mas não ofendam o entrevistado. Neste âmbito é, ainda, crucial que os jornalistas saibam adaptar o seu discurso a todo o tipo de pessoas.
Lopes recorda, igualmente, que os jornalistas devem ignorar o ego, focando-se naquilo que realmente importa: a notícia.
Por isso mesmo, os profissionais dos “media” devem ter a capacidade de trabalhar em equipa.
Isto deve ser, ainda, reforçado pelo cumprimento do código de ética jornalístico, que defende o respeito pelo sofrimento dos cidadãos.
Por fim, Lopes pede a todos os jornalistas que, independentemente das circunstâncias, continuem a celebrar, em 16 de Fevereiro, o Dia Mundial do Repórter.
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