Leitores “online” estão a mudar a cultura do jornalismo
Para ter uma ideia das proporções, note-se que a tiragem média diária do Guardian, de segunda a sábado, é de 151.625 exemplares. A do Observer, aos domingos, é de 175.401. Mas o seu conteúdo nas plataformas digitais é usado, em todo o mundo, por cerca de 140 milhões de visitantes únicos por mês.
Como explica Paul Chadwick, “isto tem as suas pressões”:
“Em alguns países, certas palavras ou imagens são mais ofensivas do que noutros. Que sensibilidades devem prevalecer? Nesta era de sentimento nacionalista poderoso, expressões de orgulho e de rivalidade podem ser apaixonadamente debatidas por meio de um serviço jornalístico digital em que ambos os lados se sentem em casa, num certo sentido de conforto virtual. Que lealdades deverão ceder, ou aparentar fazê-lo?” (...)
Na impossibilidade de responder pessoalmente a todos os reparos, o provedor e a sua equipa de apoio assumem um critério de proporcionalidade definido em sete pontos:
- – A seriedade do assunto.
- – A verosimilhança do dano.
- – O potencial de engano.
- – A proximidade da pessoa à substância do assunto apresentado.
- - Até que ponto a matéria específica indica uma causa sistémica.
- – A escala da resposta da audiência ao assunto.
- – O grau de risco de dano para a reputação do Guardian/Observer.
A concluir, o provedor afirma que nenhum destes pontos da lista tem precedência exclusiva, e que o velho imperativo continua, de proporcionar uma autêntica auto-regulação e manter o jornalismo livre de regulação específica do governo.
O artigo citado, em The Guardian