Leitores norte-americanos com visão crítica sobre os “media”
Os norte-americanos continuam a ter uma visão crítica dos “media”, condicionada pela sua afiliação política e origens étnicas, revelou o mais recente estudo publicado pelo “Pew Research Center”.
De uma forma geral, há uma maior tendência para os cidadãos dos EUA considerarem que os “media” não se preocupam com os interesses do seu público. Cerca de 69% dos inquiridos referiram, mesmo, que os jornalistas raramente rectificam os erros cometidos durante uma reportagem.
Além disso, 55% dos inquiridos considera que o descuido e desinteresse estão na origem na maioria dos erros noticiosos.
Da mesma forma, 80% dos cidadãos reiteram que os conteúdos noticiados pelos “media” são influenciados por interesses políticos e económicos.
O cepticismo perante os “media” é mais perceptível entre os apoiantes de Donald Trump. Na generalidade, os cidadãos republicanos são aqueles que mais desconfiam das intenções dos jornalistas.
Setembro 20
Contudo, nem tudo está perdido. O estudo sugere que os americanos receberam, de forma positiva, a cobertura noticiosa referente à pandemia e às manifestações sociais.
Ademais, os americanos consideram que o nível de confiança nos “media” aumentaria, caso as empresas melhorassem a relação com o seu público, com boa parte dos inquiridos a referir que gostaria de sentir-se valorizado e compreendido.
No caso dos latino e afro-americanos, a percepção da comunicação social melhoraria, substancialmente, com uma maior representatividade comunitária.
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
“Numa longa linha de tecnologias digitais (smartphones, redes sociais), a inteligência artificial (IA) generativa é mais uma força sociotécnica que os jornalistas não criaram nem pediram, mas...
Os jovens britânicos visitam mais os sites noticiosos do que aquilo que afirmam, revela um estudo da Newswork, que monitorizou o comportamento de consumo de notícias de quase mil jovens do Reino...
O Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou recentemente um estudo sobre o “papel das plataformas digitais nos ambientes mediáticos contemporâneos”, bem...
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio...
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco. De...