Leitores espanhóis privilegiam jornais regionais em vez de nacionais
O panorama dos “media” comunitários tem sido debatido por diversos especialistas em informação, que se dizem preocupados com a situação financeira destes títulos, e com o surgimento de “desertos noticiosos”.
Contudo, conforme foi apontado numa crónica publicada no “Frankfurter Allgemeine”, este cenário parece não ser aplicável a todos os países, já que, em Espanha, as publicações regionais e locais são consideradas as “verdadeiras estrelas jornalísticas”.
Aliás, de acordo com o autor do texto, Paul Ingendaay, “em todas as partes da Espanha, excepto Madrid e Barcelona, os melhores jornais são aqueles que têm raízes comunitárias, já que formam a opinião pública, e representam 80% de todo o mercado mediático”.
“Enquanto noutros países o poder dos ‘media’ é monopolizado pela imprensa nacional, em Espanha acontece o contrário”, continuou Ingendaay. “O Grupo Vocento, por exemplo, que agrupa dez jornais regionais, [...], é considerado poderoso por dar destaque às características singulares de cada publicação”.
Desta forma, prosseguiu Ingendaay, os títulos regionais estão a conquistar novas audiências, enquanto a imprensa nacional segue caminho oposto.
Ora, o “El País”, que, em tempos, contava com uma circulação de 400 mil exemplares, fica-se, agora, pelos 70 mil.
Por sua vez, o “La Vanguardia” dedicado à cidade de Barcelona, apresenta uma circulação satisfatória para qualquer título regional, com uma média de 53 mil exemplares vendidos diariamente.
Outubro 21
“Esta importância atribuída à localização, à região e às pessoas, significa que a orientação ideológica conta menos do que a confiabilidade da informação”.
“Existe, assim, um elemento conservador no sentido literal da palavra: manter a informação familiar, apesar das mudanças tecnológicas”.
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...