“Le Monde” escreve sobre o próprio jornal com acontecimentos que marcaram a sua história
O jornal francês “Monde” criou uma nova editoria, intitulada “Le Monde et Vous”, com o objectivo de recordar os acontecimentos que marcaram a história da publicação.
Assim, num dos primeiros artigos publicados nesta nova secção, a equipa do “Monde” dedicou-se a celebrar a luta do jornal pela liberdade de imprensa e de expressão.
Fundado em 1944 pelo jornalista Hubert Beuve-Méry, o “Monde” estabeleceu-se, desde logo, como uma referência de independência e isenção.
Aliás, segundo recordam os autores deste artigo, no primeiro editorial do “Monde”, Beuve-Méry esclareceu que o principal objectivo do título passava por fornecerem informação “clara, verdadeira e, na medida do possível, rápida e completa''.
De acordo com os actuais redactores , o fundador do jornal cultivou uma preocupação dupla, para combinar a credibilidade editorial do jornal com o equilíbrio financeiro da empresa. Ou seja: informar os leitores sem perder dinheiro.
Aliás, esta missão foi assumida por todos os directores-editoriais que lhe sucederam.
Ainda assim, os autores garantem que a independência e a liberdade não são tomadas como dados adquiridos, e que os jornalistas do “Monde” lutam, todos os dias, para assegurá-las.
Fevereiro 21
Isto porque, de acordo com os colaboradores do jornal, a imprensa é, constantemente, condicionada por interesses políticos e financeiros, o que, por vezes, afecta a linha editorial do título.
Esta realidade verificou-se em 1951, quando os accionistas se mostraram insatisfeitos perante o escrutínio realizado ao governo, e foi-se repetindo ao longo das décadas -- particularmente, nas alturas em que os recursos financeiros escasseavam.
Com isto, os jornalistas garantem que manter a independência e objectividade tem sido uma batalha permanente, travada em todas as gerações de colaboradores e em todos os artigos publicados.
Agora, o cumprimento dos valores que fundaram o jornal é assegurado pelo Grupo de Independência do “Monde”, criado em 2010.
Desta forma, os autores concluem que, ao longo dos anos, o “Monde” aprendeu que a independência não é uma questão natural, mas um fruto de vigilância constante e de lutas, permanentemente, renovadas.
Até porque estes valores constituem “a base do contrato de confiança com o leitor”, sendo por isso, o bem mais precioso de um jornal.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...