Jovens jornalistas espanhóis criam nova tendência em jornalismo digital
Conforme contam, Datadista nasceu no princípio de Outubro com uma rubrica intitulada Cuadernos de la corrupción, em que o texto é completado por vídeos animados.
Os conteúdos publicados não obedecem a uma periodicidade concreta, dependendo da actualidade e necessidades sentidas pelos dois autores. “São a própria sociedade e a evolução dos factos que nos vão dizendo o que é necessário esclarecer”, afirma Ana Tudela.
Há reportagens mais desenvolvidas, como Playa Burbuja, sobre os escândalos da “bolha” imobiliária, que motivou os dois jornalistas a fazerem, de moto, uma longa viagem pela costa mediterrânica espanhola, realizando vídeos e tirando fotos, além de recolherem toda a informação necessária. Este trabalho só estará disponível a partir de Abril de 2017.
Para levar a cabo esta grande investigação, Datadista lançou uma campanha de financiamento colectivo na plataforma Goteo.org, pela qual esperam conseguir, pelo menos, 10.000 euros para custear as despesas do projecto.
Entre outros temas que lhes interessa tratar, Ana Tudela e António Delgado mencionam as questões do meio ambiente, da mulher e das pensões de reforma.
Mais informação na entrevista à APM, e o website Datadista