O jornal Le Monde aderiu, em Maio de 2017, à convenção que já agregava, com o Ministério da Educação, o Clemi – Centro de Educação para os Media e a Informação  - que organiza há 30 anos a Semana da Imprensa e dos Media na Escola -  e a Agência France-Presse. É por meio da associação Entre les Lignes, em ligação com a rede do Clemi, que são organizados os ateliers nos estabelecimentos de ensino. 

Segundo Le Monde, “desde há vários meses que, perante uma procura crescente, por parte do pessoal docente e dos educadores, Entre les Lignes propõe igualmente formações profissionais dirigidas a estes públicos, nomeadamente sobre a temática das teorias de conspiração”. (…) 

Nas palavras de Jérôme Fenoglio, director de Le Monde, “decifrar o modo como se fabrica a informação e tornar mais transparente o trabalho do jornalista fazem parte das missões do Monde. É uma maneira de abrir as portas da redacção do jornal aos professores e ao público jovem. Temos orgulho neste envolvimento, e no facto de contribuirmos para a educação sobre os media, por meio da associação Entre les Lignes, ao lado do Clemi e da AFP”. 

Também Michèle Léridon, directora de Informação da AFP, afirma: 

“Na hora das fake news e de uma propensão crescente para o ‘conspiracionismo’, é crucial desenvolver o espírito crítico do público jovem e ensiná-lo a formar a sua própria opinião a partir de informações verificadas.” (…) 

 

Mais informação em Le Mondeas imagens são de acções de formação do Clemi