Desde 2015 que a Venezuela enfrenta uma crise que levou 4,5 milhões de pessoas a deixar o país, segundo dados da ONU, entre as quais muitos jornalistas independentes.

Luz Mely Reyes fala de uma “primavera dos media digitais”, numa altura em que surgiram vários sites de informação independentes – incluindo o que fundou, Efecto Cocuyo –, muitos liderados por jornalistas que deixaram os media tradicionais.

Actualmente, esses sites são fontes de informação independentes de um país onde a independência dos media foi erradicada.

"Estamos a criar o novo sistema de media na Venezuela", explica Reyes, reforçando que se trata de um "trabalho muito exigente" e obriga a aproveitar as mudanças que se têm verificado no sector e experimentar como será o futuro dos media.

Para aproveitar essas mudanças, a equipa do Efecto Cocuyo tem usado um método peculiar: “guayoyos”, ou seja encontram-se com os leitores para um café e conversam com eles, ouvindo as suas opiniões.

Reyes falou ainda das três lições que aprendeu nas últimas duas décadas: a primeira é produzir "mais e melhor jornalismo"; a segunda é que a "polarização é uma armadilha"; e a terceira é que "ser jornalista é estar com o povo".

Mais informação em Knight Center.