Jornalista do “Ponto Final” em Macau vence Prémio de Jornalismo da Lusofonia
O júri foi presidido por Dinis de Abreu, em representação do Clube Português de Imprensa (CPI), José Rocha Diniz, ex-director e administrador do Jornal Tribuna de Macau (JTM), José Carlos de Vasconcelos, director do Jornal de Letras, Carlos Magno, em representação da Fundação Jorge Álvares, e Silva Pires, também do Clube Português de Imprensa.
Licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, Sílvia Gonçalves nasceu em 1977 e tem passado ao longo da vida por várias redacções. Iniciou a carreira como jornalista na TSF, tendo posteriormente integrado a equipa do extinto jornal A Capital e a redacção fundadora da revista Sábado, onde permaneceu durante vários anos. Colaborou posteriormente com a revista Pública, do jornal Público; a revista Única, do semanário Expresso; e as revistas Notícias Sábado e Notícias Magazine dos jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Integra a redacção do Ponto Final desde Setembro de 2015.
O concurso, que representa a primeira edição do Prémio de Jornalismo da Lusofonia, recebeu mais de duas dezenas de trabalhos concorrentes. Terá periodicidade anual e destina-se a jornalistas e à Imprensa de língua portuguesa de todo o mundo, “no quadro do desejado aprofundamento de todos os aspectos ligados à Língua Portuguesa, com relevo para a singularidade do posicionamento de Macau no seu papel de plataforma de ligação entre países de Língua Oficial Portuguesa”.
Mais informação no Ponto Final