Jornalismo local como alternativa ao modelo de negócio na imprensa norte-americana
A pandemia demonstrou-se prejudicial para a indústria jornalística, uma vez que obrigou diversas publicações a repensarem o seu modelo de negócio, a suspenderem a circulação, e em alguns casos, a fecharem as portas.
Contudo, conforme apontou Kristen Hare num artigo publicado no “site” do Instituto Poynter, o período pandémico veio, também, consciencializar o público sobre a importância de consultar fontes noticiosas de confiança.
Assim, em 2021, foram criadas, nos Estados Unidos, cerca de 50 novas redacções, bem como cerca de 30 “newsletters” de âmbito local.
Destacam-se, neste âmbito, os Estados da Geórgia, New Jersey, Texas, Washington e Florida, que registaram, cada um, o aparecimento de quatro novas redacções de âmbito comunitário.
Segundo apontou Hare, em certos casos, o lançamento de novos projectos foi motivado pelo surgimento de “desertos noticiosos”.
“Quando a 22nd Century Media encerrou as suas operações, em Março de 2020, milhares de leitores suburbanos deixaram de ter acesso a notícias credíveis”, apontou no seu “site”, a “The Record North Shore”, uma das publicações lançadas este ano.
“Assim, três dos editores desta empresa decidiram unir-se para restaurar uma comunidade responsável, e reportar sobre os principais acontecimentos dos subúrbios de Chicago”, pode ler-se no mesmo comunicado.
Dezembro 21
Além disso, continuou Kristen Hare, alguns destes novos títulos manifestaram a intenção de colaborar, directamente, com as respectivas comunidades, com o objectivo estabelecer uma relação de proximidade e confiança.
É esse o caso do “PW Perspectives in Dumfries”, no Estado da Virgínia, que disse querer “dar voz a todos os cidadãos”, como forma de “elevar os membros da comunidade”.
De acordo com Penny Abernathy, especialista em “media”, este fenómeno pode ser justificado com o “reconhecimento generalizado da importância das notícias comunitárias”.
Além disso, continuou Abernathy, as 50 novas redacções locais permitem-nos um optimismo restaurado sobre o “futuro da indústria”.
No dia 5 de Novembro, realizam-se as eleições presidenciais dos Estados Unidos, com Kamala Harris e Donald Trump como candidatos pelos partidos democrata e republicano, respectivamente. Este é um...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity lançou um programa de parcerias com organizações de media que prevê a partilha de receitas com publicidade, entre outros benefícios para os...
Embora o Reddit não tenha um programa formal dirigido a organizações de media, algumas das funcionalidades desta rede social podem ser usadas pelas publicações para chegar a mais pessoas e criar...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...