Trata-se de ir ao encontro dos interesses e preocupações desses leitores. A secção, com o belo título de Aging Edge (tradução possível: O Limiar do Envelhecimento), publica regularmente os textos do blog de Rotstein, que tem experiência destes temas desde há cerca de 20 anos; reportagens do próprio jornal ou de outros, como o New York Times e o Philadelphia Inquirer, e entrevistas com especialistas no campo do envelhecimento.
Há ainda páginas de aconselhamento sobre tópicos como “Manter-se saudável”, “Envelhecer em casa” ou “Preparando-se para o fim”. 

Da sua experiência, Rotstein destaca que os temas da terceira idade podem ser “muito complexos de tratar”, e que era normal receber chamadas de pessoas pedindo ajuda e aconselhamento. Por este motivo, imprimiu à secção uma componente do tipo “notícias que pode usar”; por exemplo, um dos seus posts, que debatia sobre quando se deve recorrer aos benefícios da Segurança Social, foi o texto mais lido do site, na manhã em que apareceu. E o arquivo de material publicado acaba por ter um valor permanente, porque os seus leitores voltam lá à procura de informação ou de preocupações comuns. 

Este esforço do Post-Gazette não é único nem o mais antigo, segundo conta Paul Kleyman, que dirige Ethnic Elders Newsbeat for New America Media. Ele pôs a questão de saber se a viabilidade de uma secção como Aging Edge ficaria dependente da resposta dos anunciantes. A opinião de Rotstein é que “alguns anúncios podem ser vendidos para Aging Edge, mas ninguém no jornal indicou que esse seria um factor determinante no futuro da secção”: 

“Eu não tenciono ser guiado por saber se o conteúdo cria publicidade, ou não, mas será muito bom se o fizer.” A audiência levará tempo a crescer, disse ele ainda. “Os adultos mais idosos são aqueles menos inclinados a usar a Internet. Sabíamos que era assim, mas nós estamos nisto a longo termo.” 

Recorde-se que houve recentemente, em Portugal, duas louváveis mas, infelizmente, mal sucedidas tentativas de pôr nas bancas uma publicação impressa direccionada para os leitores mais idosos: a revista mensal Sénior Fórum Magazine, dirigida por Ana Glória Lucas, que saíu entre Janeiro de 2005 e Março de 2006; e o Jornal Sénior, quinzenal, dirigido por Mário Zambujal, que durou ainda um pouco menos, de Maio de 2013 a Janeiro de 2014  -  fechando ambos por falta de viabilidade económica.

 

O artigo citado, publicado na Columbia Journalism Review, e o site Aging Edge