Jornal “The Guardian” como exemplo de filantropia mediática
Com a quebra das receitas publicitárias, alguns jornais têm vindo a implementar novos métodos de financiamento.
É esse o caso do jornal britânico “ The Guardian”, que, através de um fundo filantrópico, recebe investimentos para realizar reportagens.
Entre Abril de 2020 e Abril de 2021, este jornal conseguiu angariar cerca de 7,48 milhões de euros, financiando todos os projectos propostos.
Desta forma, a equipa do “Guardian” conseguirá publicar, por exemplo, a série “Rights and Freedoms”, focada em reflectir as liberdades e direitos humanos exercidos um pouco por todo o mundo, alertando, igualmente, para o seu incumprimento.
Da mesma forma, este jornal britânico conseguiu financiamento para reportar sobre as desigualdades no acesso a assistência médica, no âmbito da covid-19.
Em entrevista para o “Nieman Lab'', a presidente do fundo do “Guardian”, Rachel White, esclareceu que o sucesso desta iniciativa se prende com a sua transparência e com o compromisso perante o jornalismo independente.
“Num jornal como o ‘Guardian’, não podemos e não devemos procurar o mesmo tipo de financiamento de redacções mais pequenas, já que temos diferentes fontes de receita, que apoiam a nossa organização noticiosa”, afirmou White. “Temos mesmo que definir o ‘porquê’ e o ‘como’”.
Além disso, segundo especificou White, todas as ideias partem da redacção, revelando um compromisso com os valores-notícia.
“Todas as ideias para projectos de financiamento partem de editores sénior. Eles partilham aquilo em que estão interessados, e nós tentamos perceber se o projecto é viável”, garantiu.
Neste âmbito, a equipa de White analisa as estatísticas do “site” do “Guardian”, para perceber os interesses dos leitores.
Abril 21
Por outro lado, o fundo do “Guardian” procura garantir que os investidores têm acesso a informações sobre cada reportagem a ser financiada.
Desta forma, os “mecenas” podem acompanhar o progresso das reportagens que financiaram, bem como os efeitos destes artigos na sociedade.
Num futuro próximo, esclareceu White, o “Guardian” irá propor novos temas, focados no mundo pós-pandémico.
“A maioria de nós vai ser inoculada. O mundo vai querer avançar. Os países em desenvolvimento, por outro lado, vão continuar a ressentir-se”.
Com estas novas apostas, White acredita que a filantropia do jornalismo continuará a avançar.
“Tenho esperança que o mercado filantrópico continue a desenvolver-se para assegurar as necessidades das organizações noticiosas, que são substanciais”, disse. “Acho que ainda não atingimos todo o potencial”.
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