“Estes indicadores são arrastados quase automaticamente pela ferramenta para criar o Mapa de Transparência, que contribuirá para devolver aos leitores confiança nos meios de informação comprometidos com um jornalismo rigoroso.” 

“Com a TJ Tool (Transparent Journalism Tool) estamos a aplicar a nós próprios aquilo que nós, jornalistas, andamos há anos a exigir das administrações públicas: transparência”  - afirma a directora do jornal, Ana Pardo de Vera. 

“A revolução digital trouxe mudanças profundas nos hábitos de leitura e de informação, e também uma perigosa proliferação de conteúdos vestidos de jornalismo”  - acrescenta Virginia Pérez Alonso, co-directora do diário e criadora do projecto. “Agora, quando os leitores abrirem uma notícia e virem o t, ficam a saber que se trata de uma informação trabalhada por humanos, por jornalistas, que tem por detrás um trabalho jornalístico que o próprio leitor pode seguir.” (...) 

A TJ Tool foi parcialmente financiada pela Google DNI – Digital News Innovation e inclui inteligência artificial desenvolvida pela equipa do Group for Advanced Interactive Tools da Universidade Autónoma de Madrid para este projecto, segundo informa o mesmo jornal. 

O Público.es, fundado em 2007, abandonou a edição em papel a partir de Fevereiro de 2012, considerando-se um diário digital “puro”, de acesso gratuito.

 

Mais informação na APM e no vídeo sobre o Mapa de Transparência do Público.es