Jornal digital ausculta leitores antes de mudar modelo de negócio
publicação digital “The Continent”, que cobre assuntos noticiosos de todo o continente africano, está a trabalhar para estabelecer uma relação de transparência e confiança com os leitores.
Como tal, em Agosto deste ano, “The Continent” questionou os seus consumidores sobre a possibilidade de assinar um acordo de publicidade com uma instituição bancária.
Até àquele momento, “The Continent” dependia, apenas, de financiamentos exteriores e de doações. Assim, ao estabelecer um contrato publicitário, as suas páginas passariam a ter anúncios, bem como alguns "conteúdos patrocinados" sobre poupança, educação e sustentabilidade financeira.
Por isso mesmo, antes de avançar, a equipa editorial quis recolher o parecer dos seus consumidores. E, conforme apontou Hanaa Tameez num artigo publicado no “Nieman Lab”, as respostas foram, maioritariamente, positivas.
Baseando-se nos dados disponibilizados pelo “The Continent”, Tameez notou que mais de 80% dos consumidores questionados apoiaram o acordo com o Banco em causa. Além disso, muitos dos cidadãos enviaram textos de análise, apresentando os “prós e contras” deste tipo de contrato.
“Quisemos saber como os nossos leitores iriam reagir a uma mudança no nosso modelo de negócio”, disse o editor executivo daquela publicação, Simon Allison, em entrevista para o “Nieman Lab”.
Outubro 21
“Ficámos espantados com as respostas, já que muitas eram pormenorizadas. Recebemos textos de pessoas que quiseram analisar as implicações éticas e financeiras desta iniciativa. (...) Isso ajudou-nos a clarificar os nossos próprios pensamentos e a chegar a uma decisão”.
Assim, com base nas respostas dos leitores, “The Continent” aceitou o acordo.
“Os nossos leitores são inteligentes”, prosseguiu Allison. “Podemos confiar no seu parecer para resolver questões complexas”.
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