Jornais nos EUA reforçam cobertura da meteorologia
As alterações climáticas estão a levar alguns jornais norte-americanos a apostarem em artigos sobre meteorologia, procurando esclarecer as dúvidas dos leitores sobre este fenómeno.
É esse o caso do “San Francisco Chronicle”, que tem vindo a partilhar artigos diários, explicando os desastres naturais com base em investigações científicas.
Conforme apontou Laura Hazard Owen num artigo do “Nieman Lab”, este jornal local não quer substituir o trabalho desenvolvido pelas aplicações de meteorologia. Por outro lado, visa distinguir-se por explicar os fenómenos climáticos a nível local, e prevendo as suas consequências para os habitantes de determinadas áreas.
Contudo, de forma a assegurar o sucesso desta iniciativa, a equipa do “San Francisco Chronicle” começou por consultar o “Post’s Capital Weather Gang”, uma organização associada com o “Washington Post”.
Criado há quase 20 anos, o “Capital Weather Gang” começou por cobrir a meteorologia da área de Washington D.C.
No entanto, com o passar do tempo, este projecto do “WP” passou a partilhar relatórios de âmbito nacional e internacional.
“Não estamos a cobrir a política das alterações climáticas”, afirmou Jason Samenow, editor de Clima do “Washington Post”. “Mas, queremos cobrir a ligação entre o clima e os grandes eventos climáticos, enquanto consequências das alterações ambientais”.
“Os nossos artigos interessam a pessoas de todo o mundo”, acrescentou aquele responsável.
Como tal, a cobertura noticiosa do “Capital Weather Gang” é, agora, complementada por uma presença activa em plataformas digitais, tais como o Twitter, o Facebook e o Instagram.
Abril 22
A Lee Enterprises, um Grupo de imprensa local, é outra das empresas que têm apostado na cobertura das alterações climáticas.
Agora, este Grupo conta com a colaboração da jornalista Kristen Lang, que produz vídeos para as 32 publicações associadas à empresa.
“Quando acordam, os consumidores querem saber o estado do tempo e, por isso, consultam os seus telemóveis”, explicou Lang. “É por isso que queremos estar ‘online’”
Com estas iniciativas, os “media” procuram, igualmente, aumentar a taxa de fidelização de leitores, uma vez que a cobertura meteorológica já demonstrou impulsionar os níveis de percepção de confiança.
Assim, estes títulos têm apostado na contratação de jornalistas especializados, que reforcem a equipa, e que respondam às questões e ansiedades dos leitores.
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
O projecto Better News, do American Press Institute, que dissemina projectos inovadores ou experimentais que possam beneficiar a indústria dos media, partilhou recentemente uma nova estratégia:...
Os desafios que surgiram nos últimos 20 anos no sector da comunicação social, desde o impacto das novas tecnologias até ao aumento da desconfiança do público, exigem que as organizações de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...