Jornais nos EUA reforçam cobertura da meteorologia
As alterações climáticas estão a levar alguns jornais norte-americanos a apostarem em artigos sobre meteorologia, procurando esclarecer as dúvidas dos leitores sobre este fenómeno.
É esse o caso do “San Francisco Chronicle”, que tem vindo a partilhar artigos diários, explicando os desastres naturais com base em investigações científicas.
Conforme apontou Laura Hazard Owen num artigo do “Nieman Lab”, este jornal local não quer substituir o trabalho desenvolvido pelas aplicações de meteorologia. Por outro lado, visa distinguir-se por explicar os fenómenos climáticos a nível local, e prevendo as suas consequências para os habitantes de determinadas áreas.
Contudo, de forma a assegurar o sucesso desta iniciativa, a equipa do “San Francisco Chronicle” começou por consultar o “Post’s Capital Weather Gang”, uma organização associada com o “Washington Post”.
Criado há quase 20 anos, o “Capital Weather Gang” começou por cobrir a meteorologia da área de Washington D.C.
No entanto, com o passar do tempo, este projecto do “WP” passou a partilhar relatórios de âmbito nacional e internacional.
“Não estamos a cobrir a política das alterações climáticas”, afirmou Jason Samenow, editor de Clima do “Washington Post”. “Mas, queremos cobrir a ligação entre o clima e os grandes eventos climáticos, enquanto consequências das alterações ambientais”.
“Os nossos artigos interessam a pessoas de todo o mundo”, acrescentou aquele responsável.
Como tal, a cobertura noticiosa do “Capital Weather Gang” é, agora, complementada por uma presença activa em plataformas digitais, tais como o Twitter, o Facebook e o Instagram.
Abril 22
A Lee Enterprises, um Grupo de imprensa local, é outra das empresas que têm apostado na cobertura das alterações climáticas.
Agora, este Grupo conta com a colaboração da jornalista Kristen Lang, que produz vídeos para as 32 publicações associadas à empresa.
“Quando acordam, os consumidores querem saber o estado do tempo e, por isso, consultam os seus telemóveis”, explicou Lang. “É por isso que queremos estar ‘online’”
Com estas iniciativas, os “media” procuram, igualmente, aumentar a taxa de fidelização de leitores, uma vez que a cobertura meteorológica já demonstrou impulsionar os níveis de percepção de confiança.
Assim, estes títulos têm apostado na contratação de jornalistas especializados, que reforcem a equipa, e que respondam às questões e ansiedades dos leitores.
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