Inteligência Artificial como recurso complementar do jornalismo
Com a era digital, os “media” e as novas tecnologias passaram a ser conceitos indissociáveis, já que as ferramentas “online” são, agora, algo crucial para o sucesso das publicações jornalísticas.
Ainda assim, os cidadãos continuam a desconfiar da informação distribuída por “sites” noticiosos, devido ao fluxo de notícias falsas que tem vindo a circular nas redes sociais.
Perante este cenário, diversos especialistas em “media” começaram a reunir-se, de forma a debaterem a melhor forma de reconquistar a confiança dos cidadãos, e de desenvolver novas estratégias para distribuir conteúdos noticiosos.
Foi isso mesmo que aconteceu num debate organizado pela publicação “Maddyness”, que juntou alguns jornalistas e empresários franceses, a fim de definir medidas para estabelecer uma relação com o público, recorrendo a ferramentas digitais.
Neste contexto, o director de inovação do Grupo TF1, Arnaud Mopin, afirmou que os consumidores continuam a procurar “informações fidedignas”.
Por isso mesmo, continuou aquele responsável, os “media” poderão recorrer a ferramentas de elaboração de gráficos e ilustrações em 3D para fornecer dados mais pormenorizados, e esclarecer as dúvidas dos cidadãos.
“A utilização da tecnologia permite-nos enriquecer a experiência do consumidor”, rematou Mopin.
Da mesma forma, Yassine Tahi, CEO da “startup” Kinetix que colabora com o Grupo TF1, afirmou que “o 3D torna a informação mais compreensível, tanto para jovens, como para idosos”
“Isso permite-nos oferecer diferentes pontos de vista, e interagir com o público digital”, afirmou.
Outubro 21
Já Benoît Raphaël, fundador da Flint Media, sublinhou a importância de filtrar notícias falsas, e de melhorar os níveis de literacia mediática dos cidadãos.
“Na Flint, usamos, por exemplo, inteligência artificial para seleccionar e personalizar informações, protegendo o utilizador de notícias falsas e da sobrecarga de informações”, disse.
Os jornalistas presentes no debate destacaram, ainda, a importância da Inteligência Artificial para acelerar a elaboração de peças noticiosas simples, permitindo que os repórteres se dediquem à redacção de artigos mais complexos.
Através da utilização das novas tecnologias, estes profissionais esperam, ainda, ter uma melhor compreensão dos interesses de cada um dos seus leitores.
Um estudo publicado na Journalism & Mass Communication Quarterly analisou o declínio dos jornais locais nos EUA entre 2004 e 2018 e identificou cinco factores que determinam quais as cidades que...
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Instituto Internacional de Imprensa (IPI) renovou o seu apelo à comunidade internacional para que seja reforçado o apoio e a protecção...
Mais de 200 meios de comunicação e organizações de defesa da liberdade de imprensa juntaram-se à Repórteres sem Fronteiras (RSF) e ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) num apelo...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...