Instituto lança “websérie” para promover literacia mediática
Perante os constantes ataques à imprensa brasileira, o Instituto Palavra Aberta decidiu lançar uma “websérie” para aumentar os níveis de literacia mediática no país e consciencializar os cidadãos para a importância do jornalismo.
A “websérie” Conhecer para Defender é composta por cinco episódios, de cerca de cinco minutos cada, e explica todo o processo e método jornalísticos. Os episódios clarificam, ainda, no que consiste, afinal, a profissão, qual a sua importância, como funciona a edição dos artigos e quais os impactos das novas tecnologias nos “media”.
O formato, de vídeos curtos, foi escolhido para facilitar a partilha da iniciativa nas redes sociais, ambiente em que prolifera a desinformação e os ataques aos “media”. A” websérie” foi, igualmente, pensada enquanto recurso didáctico e de apoio nas salas de aula.
De acordo com declarações da presidente do instituto, Patrícia Branca, ao “Knight Center”, o objectivo é “ abrir a cozinha do jornalismo, para que as pessoas possam conhecer a profissão e, a partir disso, defender o jornalismo como algo crucial para a democracia".
Maio 20
A iniciativa contou com a participação dos jornalistas André Borges, Antônio Gois, Carolina Ercolin, Thais Folego, e Valmir Salaro, que se prestaram a relatar o seu quotidiano.
A “websérie”, patrocinada pelo Facebook, acabou de ser publicada em 8 de Maio, nas redes sociais do instituto e de organizações de jornalismo parceiras.
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