Mas, de uma forma geral, as receitas têm vindo a diminuir ao longo dos anos. Entre 2014 e 2017, o número de jornais locais que faziam parte da lista das 100 maiores empresas de “media” espanholas, em termos de resultado operacionais, passou de 39 para 36. 


Por outro lado, a análise da imprensa local estaria incompleta sem o formato digital e, nesse campo, os jornais de dimensão nacional têm vantagem. 


O processo de digitalização da imprensa regional espanhola tem certas características “especiais”, reiterou o autor. Para começar, porque do ponto de vista da concorrência, a luta para captar a atenção do consumidor é exacerbada, já que existe mais do que um concorrente. 


Até porque o facto de o lançamento de um meio “online” não precisar de licença conduziu a uma proliferação de “nativos digitais” -- ou seja, de jornais que nunca tiveram um formato impresso.


Além disso, a nível digital, estes jornais competem com a imprensa nacional, na obtenção de receitas publicitárias.


Por outro lado, tendo em conta o fraco desempenho da fonte de receitas da publicidade digital, muitos “media” locais foram pioneiros na incorporação de sistemas “paywall”.


Em todo o caso, a imprensa local tem de superar um desafio ainda maior: o colapso dos rendimentos causado pela pandemia de Covid-19. E, neste ponto, o problema é global.


Leia o artigo original em “Cuadernos de Periodistas”