Imprensa gratuita londrina com prejuízos financeiros
O jornal londrino “Evening Standard” registou, em 2021, um prejuízo de 14 milhões de libras, assinalando o quinto ano consecutivo sem lucro, período no qual perdeu um total de 70 milhões de libras.
De acordo com a “Press Gazette”, a última vez que este título de circulação gratuita teve um saldo positivo foi em 2016. Desde então, sofreu os efeitos da digitalização dos “media” e, também, da pandemia.
O modelo de negócio deste jornal, cujo principal accionista é o empresário russo Evgeny Lebedev, depende, sobretudo, de receitas publicitárias.
Como tal, perante a diminuição do investimento publicitário em contexto pandémico, o jornal passou de 320 para 236 colaboradores, o que se reflectiu numa redução significativa dos custos associados ao “staff”.
Por outro lado, um dos directores do título recebeu, em 2021, um aumento na sua remuneração, passando das 336 mil libras anuais, para as 483 mil.
Em comunicado, um porta-voz do “Evening Standard” justificou estas medidas com os efeitos da pandemia na indústria.
"A pandemia de Covid-19 e os subsequentes confinamentos continuaram a gerar desafios significativos em todo o sector dos ‘media’ ao longo de 2020/2021, incluindo uma redução das receitas de publicidade em toda a indústria e uma redução das pessoas que viajam de transportes públicos em Londres”, disse.
Julho 22
“Perante este cenário, o nosso jornal teve de introduzir um forte controlo de custos, e passou a diversificar as suas fontes de receita, a fim de moldar o futuro da empresa”, continuou o mesmo responsável.
“Ainda assim, o nosso compromisso para com o jornalismo de qualidade ajudou-nos a continuar a servir a comunidade londrina”, concluiu.
Mais de metade dos jornalistas inquiridos num estudo recente afirmaram já ter considerado deixar o seu trabalho por motivos de exaustão ou mesmo de burnout. Os dados estão disponíveis num...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...