Imprensa desportiva e clubes encontram sinergias em Espanha
Nos últimos anos, os departamentos de comunicação dos clubes desportivos espanhóis conheceram uma mudança significativa, passando a dar prioridade à relação com os adeptos.
Ou seja, conforme apontou o“Laboratorio de Periodismo”, estes organismos começaram a apostar na criação de conteúdos digitais, aproximando-se dos utilizadores das redes sociais e dos consumidores de notícias.
Como tal, a imprensa desportiva espanhola depara-se, agora, com uma nova competição, que, em alguns casos, dispõe de estúdios sofisticados, e produz conteúdos multiplataforma.
Contudo, isto não significa que os jornais e os departamentos de comunicação desportiva tenham uma relação incompatível. Aliás, alguns especialistas acreditam que a criação de sinergias seria algo benéfico para a imprensa.
É esse o caso de Fernando Álvarez, representante do jornal “Marca”, que acredita na existência de “conteúdos clubísticos com valor jornalístico” .
“Um clube pode acompanhar durante semanas a recuperação da lesão de um jogador de futebol e, posteriormente, os ‘media’ podem transformar esses conteúdos em reportagens, juntando depoimentos do atleta em causa e de outras fontes, tais como médicos e familiares”, disse. “Este tipo de aposta gera artigos de alto valor jornalístico e os ‘sites’ dos clubes podem ser a única forma de obter a informação necessária”.“De forma geral, os utilizadores das redes sociais ainda querem ser informados através dos jornais”, continuou Álvarez. “Isto porque os clubes divulgam apenas o que os beneficia e tentam esconder aquilo que os prejudica. Portanto, os adeptos continuam a confirmar o papel da objectividade mediática”.
Março 22
Ou seja, conforme apontou Álvarez, em vez de encararem os “sites” clubísticos como concorrentes, os “media” deverão aproveitar os conteúdos partilhados para o seu próprio proveito.
Isto poderá ajudar a imprensa desportiva espanhola a adaptar-se à nova realidade digital, continuando a prosperar, e a ser consumida pelos adeptos de desporto.
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