Imprensa desportiva e clubes encontram sinergias em Espanha
Nos últimos anos, os departamentos de comunicação dos clubes desportivos espanhóis conheceram uma mudança significativa, passando a dar prioridade à relação com os adeptos.
Ou seja, conforme apontou o“Laboratorio de Periodismo”, estes organismos começaram a apostar na criação de conteúdos digitais, aproximando-se dos utilizadores das redes sociais e dos consumidores de notícias.
Como tal, a imprensa desportiva espanhola depara-se, agora, com uma nova competição, que, em alguns casos, dispõe de estúdios sofisticados, e produz conteúdos multiplataforma.
Contudo, isto não significa que os jornais e os departamentos de comunicação desportiva tenham uma relação incompatível. Aliás, alguns especialistas acreditam que a criação de sinergias seria algo benéfico para a imprensa.
É esse o caso de Fernando Álvarez, representante do jornal “Marca”, que acredita na existência de “conteúdos clubísticos com valor jornalístico” .
“Um clube pode acompanhar durante semanas a recuperação da lesão de um jogador de futebol e, posteriormente, os ‘media’ podem transformar esses conteúdos em reportagens, juntando depoimentos do atleta em causa e de outras fontes, tais como médicos e familiares”, disse. “Este tipo de aposta gera artigos de alto valor jornalístico e os ‘sites’ dos clubes podem ser a única forma de obter a informação necessária”.“De forma geral, os utilizadores das redes sociais ainda querem ser informados através dos jornais”, continuou Álvarez. “Isto porque os clubes divulgam apenas o que os beneficia e tentam esconder aquilo que os prejudica. Portanto, os adeptos continuam a confirmar o papel da objectividade mediática”.
Março 22
Ou seja, conforme apontou Álvarez, em vez de encararem os “sites” clubísticos como concorrentes, os “media” deverão aproveitar os conteúdos partilhados para o seu próprio proveito.
Isto poderá ajudar a imprensa desportiva espanhola a adaptar-se à nova realidade digital, continuando a prosperar, e a ser consumida pelos adeptos de desporto.
Um estudo publicado na Journalism & Mass Communication Quarterly analisou o declínio dos jornais locais nos EUA entre 2004 e 2018 e identificou cinco factores que determinam quais as cidades que...
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Instituto Internacional de Imprensa (IPI) renovou o seu apelo à comunidade internacional para que seja reforçado o apoio e a protecção...
Mais de 200 meios de comunicação e organizações de defesa da liberdade de imprensa juntaram-se à Repórteres sem Fronteiras (RSF) e ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) num apelo...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...