A nível mundial, a cobertura do aquecimento global registou, em 2019, um crescimento de 73%, em relação ao ano anterior, de acordo com uma análise do Observatório dos ‘media’ das Alterações Climáticas da Universidade do Colorado.


No entanto, o crescimento não foi, apenas, quantitativo. Como explica Fernández Reyes, responsável pela monitorização dos “media” espanhóis, a informação sobre o ambiente passou a ser mais relevante, ao ocupar as áreas mais proeminentes dos jornais (primeiras páginas e editoriais) e os primeiros minutos de boletins informativos. 


A informação sobre as alterações climáticas tornou-se, ainda, transversal nos “media”, ao ser abordada em boletins meteorológicos e em “talk shows”


De um modo geral, a informação sobre o ambiente tem sido bem recebida pelos cidadãos, que consideram este tipo de conteúdos como um bom recurso educativo.


Apesar de tudo isto, "ainda existe uma desproporção entre o grau de emergência do problema e a sua presença nos meios de comunicação", defendeu José María Montero, um jornalista do Canal Sur Televisión especializado em ambiente e ciência.