Com a chegada da era digital, os sistemas de Search Engine Optimization (SEO) da Google tornaram-se ferramentas essenciais para conquistar um maior número de leitores “online”.
Isto acontece porque, em geral, o SEO – que envolve múltiplas práticas, incluindo pesquisa de palavras-chave, SEO técnico, conteúdo e “link-building” – permite melhorar as classificações dos “sites” jornalísticos, nas páginas de resultados dos motores de busca.
Assim, é essencial que os responsáveis pelas publicações jornalísticas acompanhem as principais mudanças desta ferramenta, de forma a garantir o sucesso dos seus títulos.
Neste sentido, o “Laboratorio de Periodismo” reuniu as principais mudanças do sistema de SEO, previstas para 2022, com o objectivo de ajudar os editores e “publishers” a assegurarem as suas audiências.
Em primeiro lugar, o “Laboratorio de Periodismo” informa que a Google News vai implementar mudanças ao seu algoritmo, passando a disponibilizar mais espaço para crónicas.
Por isso mesmo, os jornais poderão querer apostar em palavras-chave que ajudem os seus textos de opinião a destacar-se, entre os milhares de artigos que são partilhados no agregadores de notícias da Google.
Outra das questões a ter em conta é a mudança do algoritmo do Google Discover, que sugere notícias aos utilizadores do motor de busca, sem que estes pesquisem por artigos.
Dezembro 21
Ao contrário do SEO para notícias em destaque, e do SEO clássico para pesquisas normais, as regras de classificação no Discover são, em grande parte, desconhecidas, uma vez que dão visibilidade a conteúdos, aparentemente, aleatórios.
Assim, os editores deverão testar abordagens diferentes, como forma de optimizar os seus conteúdos.
Por fim, o “Laboratorio de Periodismo” sugere que as publicações jornalísticas passem a apostar nos SEO de artigos com relevância temporária, uma vez que a Google irá primar pela rotatividade dos conteúdos.
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