Grupos editoriais adoptam estratégias para o digital

De acordo com um texto publicado por Miriam Garcimartin, no site media tics, a vice-presidente de produtos e operações da RBS, Andiara Petterle, deu a conhecer no World News Media Congress, no Estoril, as chaves que permitiram ao Grupo aumentar a margem financeira em mil milhões de dólares anuais.
Para substituir a mentalidade tradicional dos editores, a RBS optou por colocar as pessoas certas no lugar certo, contratando vários profissionais que alimentaram a empresa com nova sabedoria.
Se no passado a publicidade foi o modelo que sustentou a imprensa e a rádio, na actualidade tem sido substituída pelos conteúdos pagos.
Na verdade, quando a companhia decidiu aumentar o preço das edições impressas para compensar as despesas, descobriu que o agravamento de 25% no preço de capa não trouxera repercussões negativas às vendas.
Para os responsáveis desde Grupo “os consumidores são o nosso rei” e a audiência, com os clientes e os anunciantes, são a base da transformação das redacções. A outra é centrarem-se nos conteúdos locais, direccionados ao publico também local.