Grupo editorial na Austrália suspende revistas em suporte de papel
A crise provocada pela pandemia de Covid-19 continua a fazer vítimas no sector mediático.
O Grupo Bauer Media, um dos maiores editores de revistas no mercado, declarou que vai cessar a impressão de alguns dos seus títulos na Austrália, implicando a suspensão de 70 contratos e, ainda, a dispensa de outros 70 colaboradores.
A medida foi justificada com o recuo das receitas publicitárias.
“As versões digitais das marcas afectadas vão continuar a funcionar", afirmou o Grupo em comunicado, sublinhando que a impressão será retomada “quando o ambiente comercial melhorar".
O Grupo recusou-se a apontar que revistas deixarão de ser publicadas em formato de papel, na Austrália, mas fontes da empresa revelaram que grande parte do “staff” da “Harper’s Bazaar”, “Elle”, “OK” e “NW” entrou em regime de “lay-off”.
Abril 20
Nos últimos anos, as revistas australianas têm sido fustigadas pela fuga de leitores. Alguns títulos, outrora populares, como a “FHM” e a “Cosmopolitan” foram obrigados a fechar as portas.
Até ao final de 2020, as revistas “People” e “Picture” deixarão, igualmente, de ser publicadas, depois de várias décadas nas bancas australianas.
Embora muitos meios de comunicação social personalizem recomendações de notícias há anos, a introdução da inteligência artificial generativa está a transformar não apenas o conteúdo...
Portugal tem poucas medidas legislativas específicas para combater a desinformação, embora disponha de diversas iniciativas de literacia mediática. Esta é uma das principais conclusões do mais...
Em mais um artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, Carlos Castilho aborda a cobertura de guerras na era digital: “A maioria dos principais jornais,...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...