Google preocupada com Acto de Serviços Digitais da UE
“Medidas como definir um tempo de resposta preciso [para remover conteúdo] (...) podem obrigar as empresas a criar mecanismos para barrar conteúdo em larga escala”, explicou, ainda, aquele responsável.
O novo Acto de Serviços Digitais, que será apresentado no início de Dezembro, deverá reformular o “modus operandi” de grandes plataformas ? Facebook, YouTube, TikTok e outras.
O objectivo é responsabilizar as grandes empresas tecnológicas pelo seu conteúdo e reduzir as práticas anticoncorrenciais, que impeçam pequenas empresas de crescer no sector. A Comissão Europeia, reforça, por outro lado, a missão de promover a transparência.
No final de Outubro, a comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, revelou a lógica por detrás de algumas das mudanças.
“Quando os sistemas de recomendação escolhem quais as informações que promovem e o que escondem, afectam profundamente o que sabemos sobre o mundo. Naturalmente, assumimos que as coisas que vemos primeiro são as mais importantes”.