Mário Cruz, fotojornalista da Agência Lusa, recebeu o Prémio na categoria de “Ambiente”, pelas imagens sobre a população pobre que vive junto do rio Pasig, nas Filipinas  - uma das quais também premiada pelo World Press Photo deste ano. 

Falando dos prémios principais, a organização da Estação Imagem refere a situação dos 800 mil cuidadores informais em Portugal, em que “a total necessidade de uns obriga à total entrega de outros”.
Sobre as condições de vida das mulheres em Marrocos, sublinha que “as mulheres do campo são feitas de muito trabalho e poucas escolhas num país em que a poligamia é um direito sem deveres”. 

Óscar Corral e Gonçalo Lobo Pinheiro receberam menções honrosas por “Transfer”, sobre o resgate de migrantes em alto mar, e “Esperança e Crença”, sobre uma emigrante indonésia muçulmana em Macau. 

Rodrigo Cabrita foi contemplado com uma menção honrosa na categoria “Assuntos Contemporâneos”, sobre pacientes do Instituto Português de Oncologia; outra menção foi para "Bazar de Órgãos", de Gonçalo Fonseca, sobre transplantes ilegais de órgãos. 

Arlindo Camacho foi distinguido na categoria "Vida Quotidiana", com um trabalho sobre uma volta ao mundo de uma família açoriana; e uma reportagem durante a Semana Santa, na cidade de Zamora, valeu a Octávio Passos a distinção na categoria "Artes e Espectáculos". 

Um trabalho no bairro da Torre, em Camarate, valeu a Ricardo Lopes o prémio “Série de Retratos”, enquanto a menção honrosa nesta categoria foi para Tono Arias, sobre as tradições do Entrudo galego. 

O famoso Canhão da Nazaré, que atrai surfistas de ondas gigantes de todo o mundo, valeu a Octávio Passos o prémio “Desporto”; a respectiva menção honrosa foi atribuída a Eduardo Leal, que fotografou combates de Muay Thai num ringue na Tailândia. 

O júri foi composto por Stéphane Arnaud, editor-chefe de Fotografia Internacional da AFP; Darrin Zammit Lupi, fotógrafo colaborador da Reuters desde 1997; George Steinmetz, fotógrafo que trabalha para a National Geographic e a Geo; e Michael Kamber, diretor do Bronx Documentary Center

Todas as exposições deste festival de fotojornalismo vão estar patentes, em diversas salas de Coimbra, até 21 de Junho.

 

Mais informação no Jornal de Notícias, bem como no site da Estação Imagem.  
Todas as imagens dos vencedores.