European Newspaper Award distingue semanário “Expresso” como “Jornal do Ano”
O “Expresso” foi distinguido com o prémio de “Jornal do Ano” pelo European Newspaper Award, considerado o “Óscar Europeu do Design Editorial”.
O título da Impresa conquistou, ainda, cinco prémios, de diversas categorias, no segmento “online”.
Nesta edição do European Newspapers Award, o “Público” e o “Diário de Notícias da Madeira” receberam, também, diversas distinções.
Em comunicado, o júri dos prémios sublinhou que “na secção ‘online’, o ‘Expresso’ destaca-se porque recorre, frequentemente, a histórias multimédia”.
“O ‘Expresso’ foca-se no jornalismo visual, quer no papel, quer no ‘online’, e é um modelo para os jornais na Europa”, pode ler-se na mesma nota.
Na categoria “Conceito/ Inovação Online”, a reportagem “A volta ao mundo em 200 mensagens” – que relata a exploração marítima realizada por Fernão de Magalhães, partindo de Sevilha, ao encontro de outros lugares da Terra – foi considerada uma das melhores da Europa.
Já “A história esquecida da camisola poveira - Tear é lágrima em inglês” foi distinguida com o galardão de melhor “Storytelling Multimédia”, e fala sobre as origens desta peça de vestuário, da zona da Serra da Estrela.
Na subcategoria “Novas Páginas”, o “Prémio para a cobertura do tema Refugiados” foi atribuído à reportagem multimédia “Nada disto que estamos aqui a fazer é normal – 36 dias no cemitério da Europa”.
Na subcategoria “Novas Páginas”, o “Expresso” recebeu, ainda, o “Prémio Proteção do Ambiente” com “Nós, os ecopatetas”, que fala sobre a falta de consciência ambiental em Portugal.
Dezembro 21
Por fim, também nas “Novas Páginas” e com a distinção para a “Cobertura da Crise do Coronavírus” está a reportagem “Eu sou o meu quarto”, uma viagem à intimidade dos quartos de quatro adolescentes e jovens durante tempos de confinamento pandémico.
Além disso, tanto o “Público” como o “DN Madeira” receberam três galardões.
O “Público” destacou-se graças ao trabalho interactivo “Raio-x a três surtos de covid-19”, que recebeu um prémio por cada um dos seus infográficos.
Conforme indicou o diário da sonaecom, “este trabalho explora três surtos ocorridos nos primeiros meses de pandemia, começando por um dos primeiros registados em Portugal: um surto numa fábrica de calçado em Felgueiras, logo em Março, que começou com um caso importado de Itália e deu origem a 33 casos de covid-19 e obrigou mais 700 pessoas a estar em isolamento”.
Por sua vez, o “DN Madeira”, recebeu dois prémios por “duas primeiras páginas”, e outro galardão por “um trabalho jornalístico de duas páginas”.
Um total de 161 jornais, de 24 países, participaram nesta edição do European Newspaper Award, cuja organização recebeu e analisou mais de quatro mil trabalhos a concurso nas 20 categorias.
A plataforma espanhola Maldita concluiu que a rede global de verificação de factos GFCN tenta imitar redes internacionais de fact-checking, como a Rede Internacional de Verificação de Factos...
Um artigo publicado no Le Monde aborda a forma como o Ocidente está a perder a “batalha da informação internacional”. Sob a ordem de Donald Trump, a Voz da América deixou de emitir, assim...
Um estudo da Media Innovation Network e da International News Media Association, divulgado pelo +M, considera que os meios de comunicação devem combater a fuga às notícias, adoptando um modelo...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...