As novidades foram comunicadas em Cannes, por ocasião do MIPTV (Mercado Internacional dos Programas de Televisão), tendo Michael Peters sublinhado a importância de combater a desinformação e a "infobesidade"  - o facto de que, num mundo que tem mais informação do que nunca, "estamos a afogar-nos na quantidade e a perder perspectiva".  

“Há muitos a tentarem impor ao consumidor a sua própria perspectiva sobre as notícias do mundo. Eu penso que uma organização como a nossa deve procurar devolver o poder aos consumidores. Na Euronews, nós pensamos que dar-lhes tantos pontos de vista quanto possível é a resposta.”     

A respeito da AfricaNews, Michael Peters afirmou:

“Não vamos para África dar o ponto de vista dos Europeus aos Africanos… levamos as nossas competências na produção de conteúdos em muitas línguas, por um custo razoável… mas só os Africanos vão dirigir a agenda diária de notícias.” 

A nova estação está em fase final de instalação na cidade de Pointe-Noire, na República do Congo, e começará as suas emissões no dia 20. Dispõe de uma redacção de 85 pessoas, cujo trabalho tem como alvo imediato 33 países de todo o continente, começando com emissões em inglês e francês, mas visando incluir proximamente o swahili, português, árabe, lingala e outras línguas. 

Mais informação no Le Figaro-Médias e no site Euronews