O ObjEthos  - Observatório da Ética Jornalística do Brasil, é um dos membros fundadores da RLQI, juntamente com a Rede Nacional dos Observatórios de Imprensa (Renoi). Segundo Rogério Christofoletti, um dos coordenadores do ObjEthos, que aqui citamos, a iniciativa foi liderada por Carlos Camponez, que no incício de 2018 esteve no Brasil num período de intercâmbio: 

“O professor Camponez tinha a intenção de conhecer o nosso observatório para implantar um semelhante no seu país. Quando voltou a Portugal, foi desafiado pela sua Universidade a fazer algo maior. A RLQI vai resultar também num observatório de media para os países lusófonos.” 

No Congresso de Coimbra, Rogério Christofoletti participou em duas mesas. Na primeira, apresentou uma proposta de sistema deontológico para o jornalismo, aplicável em qualquer contexto lusófono. Na segunda, com Juan-Carlos Suarez Villegas (da Universidade de Sevilla) e Xavier-Ramón Vega (da Universidade Pompeu Fabra-Barcelona), expôs a experiência de transparência e prestação de contas no jornalismo espanhol. 

Entre os temas tratados nas sessões plenárias, bem como nas sessões paralelas, tiveram destaque a autorregulação no jornalismo, ética e literacia mediática, bem como as novas questões trazidas pela revolução digital  - turbulência e mutações em curso, as fake news, “democracia digital” e transparência.

 

Mais informação no site da Universidade de Coimbra e no ObjEthos