Estudo sinaliza indicadores-chave para sucesso de uma publicação digital
Nos últimos anos, as publicações jornalísticas começaram a alterar o seu modelo de negócio, passando a apostar nas subscrições digitais, como forma de garantir a sua sustentabilidade financeira na era digital.
No entanto, os editores têm manifestado dificuldades em conquistar assinantes, por ainda não terem identificado o seu público alvo, ou por não conhecerem a melhor estratégia editorial para a fidelização de leitores.
Por isso mesmo, o “Chartbeat” publicou um novo estudo que permite identificar se os jornais estão, ou não, no caminho certo para conquistar novos assinantes.
De acordo com o relatório, de forma a analisarem a sua possibilidade de sucesso, as publicações devem ter em conta alguns indicadores específicos, que sinalizam a sua prestação junto do público.
Em primeiro lugar, explica o estudo, os títulos devem analisar o tempo dedicado pelos leitores ao consumo dos seus conteúdos. Ou seja, quanto mais minutos dispensarem a ler os seus artigos, maior será a probabilidade de subscreverem o serviço noticioso.
Por outro lado, se os leitores tiverem pouco tempo de contacto com o jornal, os editores deverão repensar a estrutura, a linha editorial, ou o modelo de interacção com o público.
Outro dos indicadores é a “circulação dentro do ‘site’”. Isto é: o número de leitores que consomem outros conteúdos, após lerem um determinado artigo.
Maio 22
Esta métrica pode assinalar um interesse acrescido dos cidadãos em obterem toda a sua informação através de uma determinada plataforma.
Por fim, de forma a poderem avaliar a possibilidade de crescimento da base de subscritores, as publicações digitais devem ter em conta a frequência das visitas.
Ou seja, os jornais devem perceber quais são os seus “leitores fiéis”, que visitam o “site” a cada oito dias, e que terão maior probabilidade de aceitar uma oferta de subscrição, caso recebam uma proposta aliciante.
Por outro lado, caso as publicações não obtenham valores favoráveis em nenhuma destas métricas, o relatório recomenda a análise e possível alteração da estratégia utilizada.
O European Digital Media Observatory (EDMO) publicou, recentemente, um guia com princípios orientadores para o desenvolvimento de actividades de literacia mediática com vista ao aumento da sua...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...
Se olharmos para a história da economia da atenção, ficamos com algumas pistas sobre o que nos trouxe a um contexto de excesso de informação em que se chegam a levantar dilemas éticos pela...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...