Ensinar literacia mediática para compreender melhor o jornalismo
O Estado de Illinois tornou-se pioneiro do ensino da literacia mediática nos Estados Unidos, ao ter introduzido, este Verão, uma nova disciplina ao seu currículo escolar, dedicada ao funcionamento do jornalismo.
De acordo com o “site” “Axios”, esta medida foi implementada depois de um grupo de investigadores de Chicago ter concluído que a literacia mediática poderia ajudar os jovens a analisarem, de forma crítica, a informação que consomem.
Esta nova disciplina contribuirá, assim, para o combate das notícias falsas, consideraram os investigadores.
A aposta curricular pretende, ainda, ajudar os estudantes a perceberem as mensagens transmitidas pelos “media”, a influência do jornalismo na opinião pública e, ainda, a importância da pluralidade informativa.
A ficha da unidade curricular está, agora, a ser elaborada por professores de “media” da Universidade de Columbia.
Em entrevista para a “Axios”, o investigador Yonty Friesem, que está a ajudar a escolher as temáticas que deverão ser abordadas nas aulas de literacia mediática, explicou que os académicos não querem “estabelecer a forma como as matérias serão leccionadas”
“Por outro lado -- continuou Friesem -- queremos demonstrar o valor de questionar e de reflectir sobre o papel do jornalismo na sociedade”.
Novembro 21
“O nosso objectivo não é fazer dos professores os novos protagonistas, mas sim facilitar debates, nos quais os estudantes poderão, de forma civilizada, apresentar diferentes pontos de vista”.
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