“Eldiario.es” reforça equipa editorial em contra ciclo
O jornal digital espanhol “Eldiario.es” reforçou a sua equipa editorial, de forma a responder às necessidades e exigências dos leitores.
Agora, a redacção, integrada por 118 jornalistas, passou a contar com a colaboração de quatro novos profissionais, que vieram fortalecer o segmento internacional, bem como as editorias de Actualidade, Economia, e Cultura.
Como tal, a jornalista Mariangela Paone, especializada em reportagens internacionais, junta-se à redacção a partir da Ucrânia, onde se encontra a cobrir a ofensiva do Kremlin.
Paone deu seus primeiros passos profissionais na Itália, onde, aos 18 anos, começou a trabalhar num título local, na Calábria. Depois de passar pela América Latina, chegou, em 2008, a Espanha, colaborando, até 2015, com o “El País”.
Já a profissional Cristina Fernández Pereda junta-se à equipa para reforçar a editoria de Actualidade, graças à sua especialização em jornalismo digital.
Ao longo do seu percurso académico, Fernández Pereda tornou-se Mestre pela American University, com um diploma de Jornalismo Internacional. Enquanto profissional dos “media”, foi correspondente do “El País” em Washington , além de ter sido uma das responsáveis pelo lançamento da edição “online” do “El País América”.
Por sua vez, o jornalista Daniel Yebra é a nova contratação da secção de Economia. Este profissional começou por trabalhar na imprensa local. Em 2014 tornou-se colaborador do “elEconomista”, onde acompanhou a actualidade dos mercados, da macroeconomia, e do mercado imobiliário.
Março 22
A editoria de Cultura será, por seu turno, reforçada por Javier Zurro, jornalista formado pela Universidade de Valladolid, que, ao longo da sua carreira, se estabeleceu enquanto especialista em análise cinematográfica.
Com estas adições à equipa, o “Eldiario.es” espera aumentar o número de subscritores, que já ultrapassou o patamar dos 60 mil.
À medida que a guerra Israel-Hamas se desenrola, os jornalistas devem estar preparados para relatar de forma ética e exacta os seus desenvolvimentos e é por isso que Emma Manring compilou, num...
Num artigo de opinião, Richard J. Tofel – diretor da Gallatin Advisory, uma consultora de jornalismo, e ex-presidente da ProPublica – celebra o fracasso das redacções digitais, destacando a...
Um relatório divulgado pelo Pew Research Center, indica que, apesar de estar a separar-se cada vez mais das notícias, o Facebook continua a ser a principal fonte de consumo de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...