El Salto, não tem um director, mas sim vários coordenadores, e é publicado por um “editor colectivo" apoiado em diferentes projectos jornalisticos que se  envolvem na edição de formas diferentes.

A  investigação conjunta e a publicação mensal da revista a par de um site web, são alguns dos projectos oriundos de diferentes territórios que partilham a mesma ideia dcomunicacional baseada em quatro princípios essenciais:

- um jornalismo que não dependa economicamente da publicidade das grandes empresas, nem de governos;

- um jornalismo que funcione de forma horizontal;

- um jornalismo de qualidade e rigor;

- e um jornalismo que procure colaborar com projectos afins.

El Salto, integra informação geral “ligada à actualidade”, e tem, entre outros, como objectivo, fazer uma análise aprofundada dos temas, que permita ao leitor entender o que está a passar-se à sua volta.

 

Desde que surgiu em 2016, o projecto iniciou uma campanha de assinaturas, tendo obtido até agora 6 mil e seiscentos aderentes..

A filosofia do El Salto, como explica Martin Cuneo, é a de que os conteúdos têm que estar disponíveis para todos. "Acreditamos na democratização da informação e temos como objectivo  chegar ao maior número de pessoas possível”, afirma.

Para além dos assinantes já incritos, o El Salto conta com 108 mil seguidores no Twitter e mais de 150 mil no Facebook.

O projecto espanhol tem já um “irmão” italiano, Il Salto, que partilha os mesmos princípios de independência, propriedade comum e qualidade jornalística.