John Carney, o novo editor de economia do referido site, fez estas afirmações no Pulitzer Hall da Escola de pós-graduação em Jornalismo da Columbia University, na qualidade de convidado para um painel organizado pela Columbia Journalism Review, The Guardian e a agência Reuters. Com ele encontravam-se jornalistas do New York Times, The Guardian, da CNN e The New Yorker, para debaterem o futuro do jornalismo na era de Trump. 

A sua descrição da linha editorial do Breitbart é “nacionalista de centro-direita”, uma certa distância em relação ao título de Alt-right, que lhe fora atribuído pelo próprio Steve Bannon. A sua atitude em relação à Imprensa tradicional de referência foi de desafio explícito: 

“Vocês acham que têm gente suficiente, nas vossas empresas noticiosas, que compreenda e simpatize com a visão do mundo de Trump? Ou acham que têm sobretudo pessoas que encaram o ponto de vista de Trump, não só errado como também maléfico?” 

Elisabeth Bumiller, directora da delegação do New York Times em Washington, respondeu quase instantaneamente: “Você tem gente suficiente, na sua empresa, que discorde do ponto de vista de Trump?” 

David Uberti, o autor desta notícia na Columbia Journalism Review, procurou, à saída, John Carney, para lhe agradecer “ter-se aventurado a entrar na ‘cova dos leões’ do jornalismo de elite”  - o Pullitzer Hall -  e por “ter defendido o que muitos, nesta sala, consideravam uma publicação indefensável”. 

“Ele respondeu que a antipatia tornava ainda mais importante, para si, o facto de ter vindo.” 


A notícia original, na íntegra, na CJR