Edição especial de “Charlie Hebdo” esgota nas bancas francesas
A edição especial da revista satírica “Charlie Hebdo” -- dedicada ao julgamento do ataque terrorista de 7 de Janeiro de 2015,-- foi, especialmente, bem recebida pelos leitores franceses, ao esgotar no primeiro dia.
A versão foi, depois, reimpressa, com mais 200 mil exemplares distribuídos, dias depois, pelas bancas.
Para o “cartoonista” Juin, que se juntou a “Charlie Hebdo” após o atentado, “isto mostra que somos apoiados, que a liberdade de expressão, o secularismo e o direito à blasfémia não são valores obsoletos e que são apoiados pelo povo francês, que escolheu comprar esta edição".
A capa do jornal contém as gravuras de Maomé publicadas, inicialmente, pelo jornal dinamarquês “Jyllands-Posten”, em 2005, e, também, uma caricatura desenhada por Cabu, morto no atentado.
Setembro 20
A redacção de Charlie Hebdo considerou estes “cartoon” como "provas", que precisavam de ser revistas, uma vez que o julgamento dos ataques de Janeiro de 2015, incluindo o que atingiu Charlie Hebdo, foi aberto em Paris, em 2 de Setembro. "As pessoas viram que havia algo em jogo (...) e quiseram afirmar a sua posição”.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...