… E leitores norte-americanos continuam a preferir redes sociais
Durante os últimos meses, as redes sociais passaram a ser consideradas “antros de desinformação”, por facilitarem a circulação de notícias falsas sobre diversas temáticas, entre as quais a pandemia de covid-19.
Desta forma, seria de esperar que os consumidores se afastassem destas plataformas para se manterem informados, e que recorressem a “sites” noticiosos fidedignos.
Contudo, segundo apontou um estudo do Pew Research Center, isso ainda está longe de acontecer nos Estados Unidos, onde 48% dos adultos utilizam as redes sociais como principal fonte noticiosa, uma quebra de apenas 5% face ao ano passado.
Entre todas as plataformas, o Facebook continua a ser mais popular, com 31% dos participantes do estudo a afirmarem recorrer a este “site” para ler notícias. Seguem-se-lhe o Youtube (25%), o Twitter (13%) e o Instagram (11%).
Outras redes sociais são menos utilizadas como fontes regulares de notícias: menos de um em cada dez norte-americanos afirma receber notícias regularmente do Reddit (7%), TikTok (6%), LinkedIn (4%), Snapchat (4%), WhatsApp (3%) e Twitch (1%).
Em alguns casos, existem diferenças demográficas significativas entre aqueles que se dirigem a cada rede social para consumir notícias. A título de exemplo, os adultos caucasianos constituem a maioria dos consumidores regulares de notícias do Facebook e Reddit (60% e 54%, respectivamente), mas representam apenas 36% dos leitores de notícias do Instagram.
Além disso, as mulheres constituem a maioria dos utilizadores regulares do Facebook (64% contra 35%) , enquanto dois terços dos consumidores regulares de notícias do Reddit são homens.
Outubro 21
A maioria dos consumidores regulares de notícias do LinkedIn (57%) possui um diploma universitário. Já jovens adultos, entre os 18 e os 29 anos, têm maior probabilidade de consultar o TikTok e o Snapchat do que outras faixas etárias.
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