“Daily Mail” à frente na “guerra” dos tablóides britânicos
Após 42 anos como o jornal mais vendido no Reino Unido, o “Sun” perdeu o título a favor do “Daily Mail”.
A circulação do tablóide do Grupo de Rupert Murdoch terá sido afectada pelo confinamento e pela encerramento parcial dos aeroportos e das estações de comboio, onde era distribuída uma boa parte da tiragem.
Além disso, o “Sun” está envolvido em casos de “phone hacking”, com a família real,o que teve repercussões na sua reputação.
Assim, o “Daily Mail” conseguiu ultrapassar, em Maio, a circulação diária do jornal, que se encontrava no topo desde 1978. O seu editor-executivo, Geordie Greg, disse estar “ imensamente orgulhoso e satisfeito” por poder vivenciar este “momento histórico”.
Contudo, um porta-voz do “Sun” garantiu que o jornal não está preocupado com estes números, já que o alcance digital do tablóide registou valores recorde. “Chegamos, mensalmente, a 39,8 milhões de leitores, reforçando a nossa posição como a maior e mais popular marca de notícias do Reino Unido".
Junho 20
Recorde-se que, no início do ano, havia já indícios de que o “Sun” poderia perder a liderança.
Perante esta possibilidade, a administração do tablóide nomeou Victoria Newton como directora, visando conquistar um maior tráfego no “site”.
A empresa avançou, igualmente, com planos de investimento na Times Radio que, recentemente, contratou John Pienaar, figura emblemática da BBC, para apresentar um novo programa em “drivetime”.
Quando foi lançado, em 1964, “The Sun” era o quarto maior jornal do país, atrás do “Daily Mirror”, do “Daily Express” e do “Daily Mail”.
O tablóide foi, depois, adquirido por Murdoch, em 1969, acabando por ultrapassar o “Mirror” como o jornal mais vendido no Reino Unido, oito anos depois.
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