Cupões de desconto influenciam aumento de assinaturas digitais
Segundo o projecto Media Insight, iniciativa do American Press Institute e do Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research, este foi um dos mais elaborados e completos sobre as motivações dos assinantes de jornais locais americanos, no sentido de pagar para ler as noticias.
O estudo abrangeu 4.100 pessoas, que se tornaram assinantes entre 1 de Agosto e 31 de Outubro de 2017, em 90 periódicos locais seccionados.
Segundo o estudo, foram percorridos diferentes caminhos até à assinatura. A saber: houve aqueles que se converteram em assinantes por haver um limite de artigos de acesso gratuito; houve os que procuravam a cobertura de temas em que se reconheciam; houve os que estavam comprometidos com a sua comunidade local; houve ainda os que queriam apoiar o jornalismo como instituição; depois, houve os que descobriram o jornal através das redes sociais, as pessoas que mudaram o seu estilo de vida, as que querem aceder a cupões de desconto, os adeptos da impressão e os que mimetizam as fontes que consultam os seus familiares e amigos.
As questões de fundo que se colocaram como condição prévia para a assinatura, foram, para 60%, a possibilidade de aceder a noticias locais; e em 40% fizeram-no para observar artigos interessantes e uteis, enquanto 31% quiseram dar o seu apoio ao jornalismo local.
Contudo, houve um factor com influência determinante na assinatura imediata, que foi a oportunidade de beneficiar de um desconto (45%).
O estudo evidencia, ainda, que os assinantes digitais tendem a ser homens, jovens e com mais habilitações literárias do que os leitores do jornal tradicional.
(imagem recolhida junto do IBOPE)