Crise dos “media” influenciada por confiança a menos no jornalismo
A falta de confiança no trabalho jornalístico é um dos factores que tem vindo a agravar a crise dos “media”, já que afasta os consumidores da imprensa.
Perante este cenário, o Reuters Institute for Journalism criou a associação Trust in News Project, que procura encontrar soluções para a problemática.
O primeiro relatório da Trust in News -- que analisou 80 estudos académicos sobre jornalismo -- contou com a participação dos jornalistas Camila Mont’Alverne e Benjamin Toff, que o sintetizaram num artigo publicado no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Os jornalistas responsáveis pelo estudo “O Que Achamos Que Sabemos e o Que Queremos Saber: Perspectivas sobre Confiança nas Notícias num Mundo em Mudança”, dividiram-no em dois grandes segmentos.
No primeiro, reuniram as principais conclusões sobre a confiança nos “media”, registadas ao longo dos anos.
Destacaram, assim, que não há um problema único de “confiança nas notícias”, mas desafios múltiplos, que requerem, em primeira instância, definir, concretamente, alguns conceitos. Isto porque os cidadãos têm crenças distintas sobre o jornalismo.
Aliás, há uma compreensão reduzida sobre o funcionamento do jornalismo, e os “media” não estão a ajudar neste campo.
Dezembro 20
Além disso, parte da desconfiança pode decorrer da cobertura mediática que, por norma, estigmatiza ou ignora determinados segmentos do público.
Por fim, os investigadores concluíram que a política influencia, fortemente, este panorama.
Dito isto, os académicos querem, agora, apurar o papel das redes sociais neste campo, quais são as melhores estratégias de interacção com o público, qual o nível de transparência a ser aplicado e quais as fontes que fornecem pré concepções erradas sobre as notícias.
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