Congresso norte-americano pondera novos planos para os “media”…
A pandemia veio agravar a crise dos “media”, que registaram fortes quebras nas receitas de publicidade e de circulação. Aliás, nos casos mais graves, as redacções foram, mesmo, forçadas a fechar as portas, deixando centenas de profissionais no desemprego.
Isto fez com que os colaboradores da imprensa começassem a pedir ajuda aos respectivos governos, para que estes garantissem a sustentabilidade financeira dos “media”, bem como a pluralidade informativa nos EUA.
E, ao fim de um ano, começaram a surgir boas notícias.
Segundo recordou Angela Fu num artigo publicado no “site” no Instituto Poynter, foram, agora, reintroduzidos diversos projectos-lei para apoiar os jornalistas e a imprensa.
Estes projectos têm recebido apoio dos cidadãos e de vários legisladores, que foram testemunhando os efeitos do desaparecimento dos jornais locais nas suas respectivas comunidades.
Um dos documentos de maior importância é Journalism Competition and Preservation Act, apontado, por muitos, como a verdadeira solução para o sector. Se for aprovado, o diploma vai permitir que os “media” estabeleçam negociações colectivas com empresas de tecnologia, como a Google e o Facebook.
Segundo recordou Fu, várias empresas de “media” consideram que estas plataformas estão a prejudicar o sector, por beneficiarem de grande parte dos investimentos publicitários “online”. Aliás, de acordo com a News Media Alliance, que representa mais de duas mil publicações, as plataformas recebem até 70 cêntimos de cada dólar investido em publicidade digital.
"Temos que estabelecer o princípio de que as grandes plataformas não podem continuar a arrecadar todo o dinheiro da publicidade com base em conteúdos que não estão a produzir", disse Tonda Rush, directora de políticas públicas e conselheira geral da National Newspaper Association.
Junho 21
Por outro lado, embora Rush e a National Newspaper Association apoiem o journalism Competition and Preservation Act, o documento levanta algumas questões quanto à compensação pecuniária de cada Grupo de imprensa.
“Preocupa-nos que as maiores empresas venham a receber o maior apoio”, disse Rush.
Outras associações de editores, como a NewsGuild, acreditam, por sua vez, que a melhor solução para os “media” passa pela introdução do Local Journalism Sustainability Act, um documento que ainda não foi reintroduzido nas sessões do Congresso.
Francis Wick, presidente e CEO do Grupo Wick Communications, afirmou, porém, que o gabinete da Representante Ann Kirkpatrick tem vindo a actualizar este documento, que deverá ser reavaliado em breve.
A terceira e última grande aposta é um "documento que procura estabelecer o futuro do Comité de Notícias Locais, para examinar a importância das notícias locais para a democracia nos Estados Unidos".
Este projecto- lei procura criar um comité de 13 especialistas, para estudar as questões que a indústria jornalística enfrenta. Esta equipa teria um ano para conduzir a sua investigação, antes de apresentar um relatório ao Congresso, com os resultados e as soluções recomendadas para apoiar a indústria.
Paralelamente, enquanto estes projectos não são introduzidos, as associações de “media” continuam a reunir-se com membros do Congresso.
Com isto, as organizações querem continuar a estabelecer diálogo com os governantes, como forma de expressar as suas principais preocupações, quanto ao futuro e sustentabilidade do sector.
A imagem de uma criança palestiniana, que perdeu os braços quando fugia de um ataque israelita na faixa de Gaza, foi a fotografia vencedora do World Press Photo deste ano. A imagem foi registada...
O Columbia Journalism Review publicou um artigo que dá a conhecer a realidade vivida em Myanmar depois do sismo que atingiu o país. O terramoto foi a primeira grande catástrofe natural desde que a...
A Press Gazette publicou um artigo que dá a conhecer a RocaNews, uma start-up americana de notícias fundada em 2020 por três empreendedores na casa dos 20 anos. O objectivo é provar que o...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...