Para a análise foram utilizados cinco ou seis meios de referência, tendo como critério o impacto do seu site e do Twitter, em função do número de seguidores e retweets. Assim, foram seleccionados seis de 73 meios de comunicação.

 

O tráfego médio ponderado dos seis meios de comunicação espanhóis é de 74 milhões de visitas a cada seis meses. Na Europa, apenas os media britânicos são mais fortes online, com 149 milhões de visitas. Na América, os Estados Unidos apresentam 208 milhões de visitas e o Brasil 96 milhões.


Para perceber o papel do Twitter, no desempenho dos media, é necessário avaliar o tráfego produzido por essa rede social. Avaliando os dados de visitas que vêm do computador, em Espanha, o tráfego proveniente das redes sociais é de apenas 7%.

 

O resultado é bastante baixo, quando comparado com o panorama europeu – com a excepção da Itália e da Holanda –, no qual as redes representam entre 10 a 15% do tráfego total.

 

Desses 7%, o Facebook é responsável por mais de 42,7% do tráfego, a partir das plataformas digitais, e o Twitter por 42,1%. Esta percentagem é relativamente alta quando comparada a nível internacional.

 

Apesar disso, no caso espanhol, estes números indicam que a contribuição da plataforma para o tráfego de imprensa online é de apenas 3% face ao total.

 

Em suma, 93% do tráfego online na imprensa espanhola não provém das redes sociais, o que demonstra uma necessidade de reflexão sobre o papel destas plataformas e a forma como são utilizadas.

 

Se o Twitter é utilizado pelos media para gerar tráfego ou como ferramenta para gerar receitas adicionais, o retorno que a rede pode oferecer é muito reduzido.

 

Neste sentido, os media têm duas opções: limitar os esforços e os recursos dedicados à plataforma ou utilizá-la como uma forma de divulgar conteúdo dirigido especialmente a utilizadores da rede.

 

Para tal, é necessário criar e desenvolver uma comunidade de leitores no Twitter e trabalhar a marca e a identidade do meio. A rede também permite divulgar material já publicado, vídeos curtos, entre outros.

 

Para além disto, o Twitter pode, também, ser um meio para desenvolver narrativas que não sejam adequadas ao papel ou ao formato digital.

 

Os meios de comunicação social espanhóis analisados publicam, em média, 124 tweets por dia, o que reflecte a maior actividade assinalada nos países europeus, juntamente com a França.

 

Cerca de 75% dos tweets têm links no corpo da mensagem, sendo que na maioria são hiperligações que remetem para o site do jornal. Estima-se que 25% dos tweets de imprensa espanhóis, sem links, correspondem principalmente a tweets a algum evento ou notícia em directo.

 

Os dados reflectem que a actividade da imprensa nessa rede corresponde a um perfil passivo e dependente dos conteúdos do site, pelo que se pode concluir que utilizam a plataforma para gerar mais tráfego.


Ao analisar o número de seguidores das contas, verificou-se que em média são 54 por cada mil habitantes em Espanha. O valor é elevado, sendo apenas ultrapassado pelo Reino Unido, com 121 em cada mil.

 

Contudo, é necessário ter em conta que estes dois meios de imprensa têm muita exposição no estrangeiro, onde atraem seguidores.

 

A taxa de crescimento do número de seguidores da imprensa espanhola, em 2018, foi de 4,8% e tem uma média de 3,03 retweets por 100 seguidores, o que é uma taxa de interacção positiva e uma das mais elevadas a nível internacional. Porém, apresentou uma diminuição de 5% face ao ano anterior. Este decréscimo de interacções tem sido comum na rede.

 

Para mais informação Cuadernos de Periodista.