Como vai ser repartida a compra de publicidade institucional nos “media”
São já conhecidos os destinatários dos apoios do Governo, previstos no plano de ajuda aos “media” para enfrentar a crise decorrente da pandemia de covid-19.
Dos 15 milhões de euros anunciados que serão distribuídos, ao longo de um ano, através de um programa de compra antecipada de publicidade institucional 11,3 milhões de euros destinam-se à imprensa de âmbito nacional, dois milhões de euros irão para as publicações regionais e 1,7 milhões de euros serão alocados para rádios locais.
A maior fatia de apoio aos ”media” de foco nacional irá para o Grupo Impresa . Segue-se-lhe o Grupo Media Capital, que irá receber, aproximadamente, 3,3 milhões de euros . A Cofina ficou em terceiro lugar, com um apoio de 1,7 milhões de euros.
Na lista segue-se o Grupo da Rádio Renascença, que receberá 480 mil euros, o Grupo Trust In News (406 mil euros), e o jornal “Público” (315 mil euros). O grupo do jornal “I “receberá 38 mil euros, o “Jornal Económico” cerca de 28 mil euros, o Grupo do Porto Canal 23 mil euros e o “Eco” 19 mil.
Na resolução do Governo, não foram especificados quais os “media” que receberão os restantes 3,7 milhões de euros, destinados às publicações e rádios regionais e locais.
Maio 20
No documento especificava-se, ainda, que cerca de metade da publicidade institucional corresponderá a conteúdos da Direcção-Geral da Saúde: dos 15 milhões de euros, 7 milhões chegam do orçamento da DGS e deverão reflectir as preocupações de segurança e higiene relacionadas com a actual pandemia.
Essa é, aliás, uma das justificações quanto à distribuição deste apoio através da publicidade. “A presente pandemia aumentou, significativamente, as necessidades do Estado em fazer campanhas de publicidade institucional, designadamente sobre as medidas higiénicas e de confinamento que os cidadãos tiveram de tomar”, lê-se no documento assinado pelo primeiro-ministro.
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