Como reorientar o negócio editorial na América Latina
Nos últimos anos, o modelo tradicional dos “media” tem vindo a tornar-se obsoleto. Esta tendência foi, entretanto, acentuada com a pandemia, já que, nos últimos meses, as receitas publicitárias e de circulação registaram quebras significativas.
Como tal, os profissionais do sector começaram a debater sobre a melhor forma de criar uma publicação e de garantir a sua sustentabilidade.
Este mesmo tema foi discutido pelos editores Juanita León (Colombia); Alejandra Xanic Von Bertrab (México); e Guillermo Culell (Argentina), numa conferência organizada pela Fundação Gabo e moderada por Eduardo Suárez, director de comunicação do Reuters Institute.
No decorrer da conversa, os jornalistas concluíram que existem alguns elementos chave para criar um negócio de “media” bem sucedido na América Latina.
Em primeira instância, os especialistas acreditam que a equipa editorial deve focar-se em descobrir a sua linha editorial. Como tal, antes de lançarem o negócio, os jornalistas devem reflectir sobre os valores que lhes são indispensáveis.
Depois, a equipa deve garantir a sustentabilidade financeira da publicação. Para isso, existem quatro factores que devem ser assegurados: encontrar várias fontes de receita, estabelecer uma relação com os leitores, oferecer conteúdo de qualidade e manter o negócio transparente.
Janeiro 21
Neste contexto, Juanita León deu alguns exemplos de modelos de financiamento a adoptar, destacando produtos especiais para alunos universitários.
Outra opção -- considerou León -- seria a criação de “memberships”, ou seja, tornar os leitores membros da publicação em causa, com uma participação activa, e conhecimentos exclusivos sobre o que se passa no interior da redacção.
Por fim, os convidados apelaram ao diálogo entre os jornalistas, para que possa ser encontrado um modelo que satisfaça todos os profissionais da equipa.
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