Como poderão os jornalistas cobrir os movimentos sociais
Corria o mês de Junho quando as ruas norte-americanas foram “invadidas” por manifestações de apoio às minorias sociais.
Naturalmente, os “media” estiveram presentes, a cobrir os acontecimentos ao minuto, apesar do risco de infecção por covid-19.
Contudo, reportar sobre este tipo de movimentos sociais nem sempre é fácil, e os jornalistas podem acabar por recorrer a narrativas pré-determinadas, ou a desvalorizar o papel dos líderes e das instituições, escreveu Anita Varma num texto para o “site” “Medium”.
Perante este cenário, a autora reuniu uma lista com conselhos, de forma a ajudar os profissionais dos “media” a falarem sobre minorias com exactidão e “solidariedade”.
Varma considera, então, essencial que os jornalistas falem, directamente, com membros das referidas comunidades, para conseguirem espelhar os seus problemas. Estes testemunhos devem ser acompanhados das perspectivas das autoridades locais e nacionais.
Isto porque os jornalistas não devem ceder à tentação de substituir uma reportagem por um artigo de opinião.
Julho 20
De acordo com a autora, os repórteres costumam cobrir estes acontecimentos, por considerarem que é o seu dever cívico. Contudo, o mesmo não acontece com os “patrões dos media”, por temerem repercussões nos investimentos e nas receitas.
Assim, Varma sugere que estes profissionais recorram a organizações jornalísticas solidárias -- como The Oaklandside, Broke in Philly, Pittsburgh Media Partnership e MLK50: Justice Through Journalism -- que estão a oferecer formação para este tipo de reportagem.
Por outro lado, Varma encoraja os investidores e os fundos de jornalismo a apostarem em “workshops” de solidariedade dentro da profissão.
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...
O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...