Para estes colaboradores, o mais difícil foi a coordenação, já que a comunicação presencial teve de ser substituída por mensagens. Os profissionais admitem que os primeiros dias foram, particularmente, atribulados, já que foi necessário desenvolver uma nova dinâmica.


Depois de um período experimental, a equipa decidiu “abolir” as videochamadas, optando por um canal no “slack”, uma plataforma desenvolvida a pensar na comunicação interna de empresas. 


Após várias experiências, os jornalistas desenvolveram os seus próprios códigos, o que lhes permitiu acelerar o processo de publicação. 


A equipa do “ Monde” realçou que a verificação e rectificação, quando foi caso disso, do conteúdo publicado foi outra das suas maiores dificuldades, já que, todos os dias, era necessário analisar, pormenorizadamente, as centenas de actualizações.


Outro dos grandes desafios foi a comunicação com os leitores que, diariamente, enviavam milhares de mensagens -- algumas delas bastante pessoais -- a pedir esclarecimentos sobre a pandemia em França e no mundo.


Todas as questões foram respondidas com base em informação oficial, ou recorrendo a outros artigos já publicados no “Monde”. 


Apesar de a tarefa ser sido árdua, a equipa diz-se feliz e recompensada, já que nenhuma outra iniciativa do “Monde” havia sido tão acarinhada pelos franceses.