Como a desinformação pode ser um negócio de imprensa
O jornal norte-americano “Epoch Times”, conhecido por partilhar teorias da conspiração, está a expandir a sua acção para diversos países, através da tradução dos seus artigos.
Mais concretamente, este título funciona, agora, através de duas plataformas distintas: a original -- que disponibiliza conteúdos em 22 idiomas, incluindo vietnamita, persa e hebreu --, e a recém lançada “Tierra Pura”, que visa chegar a audiências de língua espanhola e portuguesa.
Segundo noticiou a jornalista Laura Hazard Owen num artigo publicado no “Nieman Lab”, a “Tierra Pura” -- com sede na Argentina -- é um exemplo de como a desinformação gerada num país pode, facilmente, chegar a outras nações, através de uma língua comum.
É importante notar, contudo, que o “Epoch Times” não assumiu a responsabilidade editorial do “Tierra Pura”.
Ainda assim, alguns analistas de “media” conseguiram estabelecer a ligação entre os dois “sites”, já que os conteúdos da plataforma argentina são traduções, exactas, do “Times”.
Fevereiro 21
Owen assinala, assim, que além de conseguir partilhar desinformação para diversos países, o “Epoch Times” está, em alguns dos casos, a escapar à responsabilização legal pela publicação de “fake news”.
A base de leitores que subscrevem o New York Times (NYT) tem vindo a aumentar, tendo o diário superado, pela primeira vez, a marca dos 11 milhões de assinantes, anuncia o próprio jornal. Destes...
O Grupo espanhol Prisa Media, que detém o El País, entre outras marcas editoriais, viu crescer os seus lucros nos primeiros nove meses do ano, quando comparados com o período homólogo do ano...
A Dow Jones, empresa que detém o Wall Street Journal, e o New York Post (do Grupo News Corp), ambos propriedade do magnata Rupert Murdoch, avançaram com um processo contra a empresa de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...