“Columbia Journalism Review” publica retrospectiva do ano
A poucas semanas do final de 2020, muitos títulos começaram a publicar retrospectivas sobre este ano tão atípico, e repleto de acontecimentos de relevância pública. E o “site” da “Columbia Journalism Review” não foi excepção.
Num editorial, a jornalista Betsy Morais recordou alguns dos incidentes mais marcantes dos últimos 12 meses, enfatizando os efeitos da pandemia no sector dos “media” e algumas boas notícias sobre o futuro da imprensa.
De acordo com Morais, durante a Primavera, as questões climáticas estiveram em destaque. Neste âmbito, os jornalistas da “Columbia Journalism Review” focaram, por exemplo, a relação entre a crise ambiental e a energia atómica.
Perante esta realidade, os colaboradores da “CJR” apelaram, ainda, aos colegas de profissão que se mantivessem fiéis aos factos.
Depois, veio o Verão, que foi marcado pelas manifestações sociais nos Estados Unidos. Durante esta época -- apontou Morais -- os cidadãos alteraram os seus hábitos de consumo, e passaram a informar-se, principalmente, através dos noticiários televisivos, em detrimento da imprensa escrita.Com o aproximar do Inverno, a “CJR” dedicou-se a relatar o agravamento da crise dos “media” e as estratégias adoptadas pelos editores.
Dezembro 20
A “CJR” focou, da mesma forma, as alterações do “modus operandi” de certos profissionais, que abandonaram os empregos para se dedicarem a projectos individuais, no formato de “newsletters”.
Além disso, houve algumas boas notícias a registar, já que os negócios locais mostraram sinais de resistência.
A título de exemplo, Abe Strap contou a história de um director de um jornal comunitário, no Estado do Colorado, que angariou fundos pecuniários através do governo local.
Houve, ainda, outros títulos que conquistaram o apoio comunitário, ao partilharem informações cruciais para a saúde pública.
A autora conclui, assim, que os jornalistas conseguiram crescer no meio da adversidade e que as lições retiradas em 2020 poderão ser aplicadas no futuro.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...