Cientista criador da Web celebra aniversário da Rede e analisa riscos

Em texto publicado no site da Fundação Web, o cientista “frisa que a propaganda política se tornou rapidamente numa indústria sofisticada, à custa da grande quantidade de dados pessoais disponíveis na rede, e alerta que as campanhas fazem-se cada vez mais através de anúncios personalizados dirigidos aos utilizadores”.
Segundo o Público, que aqui citamos, “o problema é que há indícios de que alguns anúncios políticos – nos Estados Unidos e em todo o mundo – ‘estão a ser usados de forma anti-ética’, conduzindo os eleitores para sites de notícias falsas ou mantendo outros eleitores afastados das sondagens”.
Tim Berners-Lee defende que é preciso maior transparência em relação aos algoritmos, “para perceber como é que são tomadas decisões importantes que afectam as nossas vidas e, eventualmente, criar um conjunto de princípios comuns que devem ser seguidos”.
O primeiro risco para que chama a atenção decorre do facto de os cidadãos terem perdido o controlo em relação aos dados pessoais, dando como exemplo os sites que oferecem conteúdos de forma gratuita em troca do registo dos utilizadores. “É uma ‘armadilha’, avisa, deixar uma grande quantidade de dados espalhadas por companhias como a Google, o Facebook ou a Amazon, que controlam essa informação. O segundo risco tem a ver com a rapidez com que a desinformação e as notícias falsas se espalham através da rede”.
O artigo original de Tim Berners-Lee, em cinco línguas, incluindo o Português