“ O cartoon é uma janela rasgada sobre o nosso mundo – como se escreve no catálogo da exposição – Não precisa de muitos artificios para nos fazer rir (tantas vezes de nós próprios ) , para nos fazer pensar, para arranha  a indiferença  e a prepotência . É um exercício de liberdade tão incómodo como imprescindível para aferirmos a nossas liberdade”.

Já a exposição sobre os 60 anos de humor de Quino  contém 100 desenhos e  abrange desde o seu primeiro  trabalho,  publicado em 1954 ,  até às obras realizadas em 1914.

As obras de Quino “provocam sempre o riso , embora em algumas delas  haja amargura  e essa amargura se transforme em sorrisos ; obras que levam , quase obrigatoriamente, à reflexão.”

 São , pois, duas exposições a não perder em Vila Franca de Xira, o lugar de nascimento de António, que persiste oferecer-nos o que  de melhor se publica em cartoon de Imprensa.

Adicionalmente, o município local caprichou em editar dois catálogos muito cuidados e dois livros sobre os Cartoons do Ano e sobre o humor de Quino, com excelente apresentação e esmerado aspecto gráfico.